20 julho 2010

Amizade

Pensando a amizade de uma forma diferente. Aristóteles definiu três tipos de amizade, palavra que para ele e para os antigos gregos tinha um sentido mais amplo do que o nosso conceito atual, englobando todos os tipos de relacionamento humano. Contemporaneamente, entendemos como amigo alguém que está sempre conosco, seja durante a diversão, seja consolando ou sendo consolado.

O primeiro tipo de amizade, considerado o mais baixo nível, é a amizade de utilidade que define aqueles amigos que se unem apenas porque um necessita do outro em um sentido prático, ou quando a amizade traz benefícios às partes – como, por exemplo, a amizade que existe entre colegas de trabalho ou membros de uma banda ou uma equipe esportiva.

Uma segunda forma de amizade é a chamada amizade de prazer, onde os indivíduos se relacionam devido a um prazer mútuo – os amigos apreciam a companhia um do outro e gostam de fazer coisas juntos. Pode acontecer - na verdade acontece com freqüência - da amizade de prazer e de utilidade se mesclarem, não sendo mutuamente exclusivas, porém, uma dessas categorias pode ser mais fundamental que a outra em caso determinado. A amizade de prazer é freqüentemente o caso em relacionamentos românticos.

A terceira e mais nobre forma de amizade, a amizade de virtude, ou perfeita, ou ainda completa, é o relacionamento que pode existir entre pessoas iguais e virtuosas que se relacionam com o amigo desejando o bem deste "por ele mesmo", sem nenhum tipo de interesse egoísta. Essa é amizade dos verdadeiros amigos, aqueles que tratam uns aos outros como iguais, e que sabem que têm uma pessoa na qual podem confiar.

Feliz dia do amigo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário